The Monument Men

the-monuments-men-poster02.jpg

Já vi algumas longas metragens realizadas pelo George Clooney e fiquei satisfeito, em particular com o filme Nos idos de Março. Mas não fiquei convencido com este.

Estava com muita curiosidade em ver este filme porque é uma temática que gosto muito e porque tinha lido o livro que inspirou o filme, The Monument Men. Mas fiquei desiludido porque é tudo muito vago, o argumento está mal cozinhado e as cenas não estão ligadas, parece que caem de paraquedas. Para complementar têm alguns erros históricos, que compreendo que existam para dar mais emoção ao filme.

O conjunto de actores deste filme é um pequeno luxoGeorge ClooneyMatt DamonBill MurrayCate BlanchettJohn GoodmanJean DujardinHugh BonnevilleBob Balaban, etc..., mas as suas participações são muito fraquinhas e passam muito despercebidas. Quando temos um filme que junta muitos actores de qualidade e de peso, normalmente nenhum têm espaço para brilhar, mas se o filme for bom, todos ficam bem visto, como acontece no Ocean's Eleven - Façam as Vossas Apostas e Ocean's 13 . No caso deste filme acontece o contrário, pois o filme é muito fraquinho e a prestação destes actores acaba por ser igualmente fraca.

Não tenho mais para dizer porque não gostei. A fotografia é razoável e a caracterização está boa, pois tem alguns pormenores muito interessantes. Não recomendo que vejam o filme porque acho que vão sair insatisfeitos.

Gostei  de um detalhe no final do filme, quando perguntam o que vale mais, uma vida humana ou uma obra de arte. É uma pergunta simples mas com uma resposta complexa... Acham que uma obra de arte vale mais que uma vida humana?

In