Gravidade (versão 3D)

Transient

Quando vi o trailer deste filme na web achei a história curiosa. Depois vi o trailer no cinema e fiquei deslumbrado pela qualidade das imagens. Ouvi falar que a versão 3D do filme era muito boa e resolvi ir ver em 3D (apesar de não gostar de estar com os óculos no cinema). 

Eu gostei muito do filme principalmente pela qualidade visual. Durante 1 hora e meio a sequência de imagens transmite uma sensação de solidão e de vazio... Parece que partilhamos e vivemos os mesmos sentimentos e desafios das personagens. As imagens da terra vista do espaço são magníficas.

O realizador do filme, Alfonso Cuarón, conduziu o filme de uma maneira brilhante, controlando a intensidade de suspense e de tranquilidade, ou seja, os nossos sentimentos andavam sempre aos altos e baixos. Ele seguiu um pouco a dinâmica que já tinha apresentado em filmes como E a Tua Mãe Também e Os Filhos do Homem.

Sandra Bullock está muito bem no filme e faz um excelente papel, mas fica longe do papel da Cate Blanchett no filme Blue Jasmine. Por isso não vale a pena sonhar com a estatueta dourada.

Ao longo do filme existem umas cenas que são muito mazinhas e eram dispensáveis porque tornam o filme muito fácil de ver e que são feitas para agradar a todos os públicos. Na minha opinião são más porque retiram todo o realismo do filme.

Eu sei que o filme pode ser muito fantástico e que na realidade as coisas não eram assim, mas os filmes são para entreter o público e é preciso dar emoção. Mas não precisam de mostrar lamechices e apresentar alguns clichés do cinema... Isso tira todo o interesse, intensidade e "realidade" ao filme, fica muito hollyowoodesco (não sei se esta palavra existe).

A sonografia do filme é muito boa... Não tanto pela banda sonora, mas pelos efeitos sonoros. Quando passa das zonas de confusão para as zonas de silêncio a quebra sonora é total e quase fiquei sem folgo.

O saldo global do filme é muito positivo e recomendo que vejam este filme no cinema e em 3D. Não vou dizer que é melhor que o 2D porque não vi, mas fiquei muito satisfeito com o 3D. 

 

In