Anonymous - A história da Máscara

Este nome tem aparecido muito nas manifestações contra os governos e as medidades de auteridade, um pouco por todo o mundo. Eles representam um grupo de hackers internacionais que fazem "atacam os sites de entidades governamentais".

O símbolo deste movimento é uma cópia da máscara usada pelo actor principal no filme V for Vendetta. Um filme que mostrava uma pessoa anónima (nunca se viu a cara dele) a lutar contra um governo totalitário e opressivo, em busca de despartar um sentimento de luta e revolta na população, para conseguir alcançar um sociedade mais justa.

A máscara usada no filme é inspirada no inglês Guy Fawkes. Este senhor, juntamento com outros revolucionários, tentaram explodir com a Casa do Parlamento Inglês e tomar o poder no século XVII. Como sabem da história este golpe não segui em frente pois os revolucionários acharam que iam morrer muitos inocentes com este acto. Acabaram por ser apanhados depois e condenados à morte.

A 5 de Novembro é comemorado o aniversário do golpe falhado e por toda a Inglaterra fazem-se festas e acendem-se fogueiras. O autor da banda desenhada que inspirou o filme, Alan Moore, usou esta história para criar a personagem V. Por sua vez os Anonymous recorreram à imagem de V.

Comparando as duas imagens consegue perceber-se as semelhanças...