The Hunger Games

Quando vi a apresentação do filme fiquei muito entusiasmado, no entanto quando comecei a ver reportagens na BBC 1 a referir que o filme estava a ter muito sucesso com os adolescentes e que estava a formar uma febre ao nível do Harry Potter ou da saga Twilight, fiquei mais desconfiado...

Resolvi seguir o meu primeiro instinto e não fui enganado!!

O filme fala de uma sociedade futurista e avançada, com um grande desnivel económico de classes e muita falta de moralidade!!! No meio desta sociedade acompanhos a vida de uma rapariga que se oferece como voluntária (para salvar a irmã) para entrar num jogos, "Hunger Games". Estes jogos são uma espécie de Survivor, ou seja, os tributos são largados no meio do mato e tem de sobreviver, mas apenas pode ficar um... Uma espécie de Battle Royal transmitido na televisão.

O filme é muito focado na Katniss Everdeen (papel brilhante da actriz Jennifer Lawrence) e na sua evolução como personagem, desde o momento em que é uma rapariga sincera e preocupada com a família, passando pelo momento em que apenas pensa sobreviver e é muito independente, até ao momento em que começa a ser calculista e a planear a sua vitória/sobrevivência.

O realizador Gary Ross fez um filme acessível aos mais novos, mesmo tendo abordado uma história muito dura, triste e com muito imoralidade. Para conseguir isto, ele eleminou as cenas de violência... E fe-lo de uma maneira brilhante. Sempre que existe uma cena violenta, ele coloca a câmara em movimento rápido, dando uma ideia de rapidez e acção, mas ao mesmo desfoca a imagem e não se percebe muito bem o que está a acontecer... Fez exactamente o contrário, que o realizador Kinji Fukasaku fez no filme Battle Royal.

As imagens do filme são muito boas, mas eu não gostei da câmara em movimento. O filme merecia umas cenas mais violentas, mas percebo porque não as colocou... Toda a história está muito bem desenvolvida e fiquei sempre em suspense com o filme. Ao mesmo tempo que estava ansioso para ver o que acontecia, estava nervoso para saber quem ia morrer e o que ia acontecer...

Vale a pena ver o filme. Eu gostei!!! De 0 a 10 dou 8.

In