Os próximos 100 anos

Este é o nome do último livro de um dos fundadores da STRAFOR, uma das maiores empresas privadas de informação e análise geopolítica do mundo. O senhor chama-se George Friedman.

Tal como o título sugere, o livro retrata como serão os próximos cem anos... Ele faz esta previsão recorrendo à história. Para isso ele dividi o livro em 2 partes, o passado e o futuro.

Quando comecei a ler o livro fiquei muito entusiasmado, porque a análise histórica que ele faz aos factos decorrentes na Primeira Guerra Mundial, na Segunda Guerra Mundial e na Guerra Fria são muto bons. Refere imensos factos que desconhecia e que tem muita lógica. Esta parte do livro é brilhante.

No entanto, toda a magia que existia desaparece quando ele começa escrever sobre o futuro... Nâo é que eu não acredite nele, mas é o facto de a escritar não ser cativante. As análises que ele faz estão muito boas e tem bastante lógica, mas soam sempre a previsões e por isso mereciam mais cuidado na escrita. Neste ponto o livro falhou e tornou-se uma pequena desilusão.

Apesar desta pequena crítica não deixa de ser um livro interessante e que dá que pensar... Leiam e depois digam o que acharam.

In