O Bom Nome

Um filme muito engraçado, que mostra de uma maneira muito directa, como as culturas são muito diferente e como todos somos egoistas.

Este filme é da responsabilidade de Mira Nair, que fez os filmes New York, I Love You (uma das histórias), A Feira das Vaidades, Casamento Debaixo de Chuva, etc... Esta realizadora aborda a diferença da cultura indiana com a cultura ocidantel, mas não tenta mostrar que uma é melhor que a outra.

O argumento baseia-se na história de um casal indiano que se muda para os EUA (pois o marido estudava lá) e segue todo o percurso da mulher, que começa a viver num mundo completamente diferente. Depois segue para o percurso da familia e dos filhos. O argumento é muito bom e os actores também estão muito bem no filme.

Tal como referi no início, o filme retrata os problemas culturais, do casamento, escolha dos nomes, habitos culturais e atitudes. O filme aborda todos estes temas de uma maneira isenta e sem querer mostrar qual é a cultura melhor. Quando terminei de ver o filme, percebi que as duas culturas tem coisas boas e más, mas que é importante retirar os aspectos positivos das duas e viver segundo isso... É necessário estar próximo da família e ser menos egoista. Fiquei mesmo a pensar em algumas coisas depois do filme terminar.

Um aspecto muito curioso do filme é que tudo se baseia num filme que já comentei aqui, O Capote.

Recomendo a toda a gente... De 0 a 10 dou um 9.

In