Contagion

O último filme do Steven Soderbergh mostra a batalha que é feita contra um virus altamente contagioso e para o qual não existe cura. Mas pelo meio, ele aborda as reacções da população em risco, a luta dos cientistas na pesquisa da cura, as várias organizações mundiais, os responsáveis das teorias da conspiração e ligeiramente o papel dos grandes laboratórios de medicamentos.

A história é boa, o argumento é forte e está cheio de pequenos detalhes interessantes... Tudo o que são situações com virus e com muitas histórias em paralelo , tem tudo para correr mal e para deixar pontas soltas. Neste filme isso não acontence... É óbvio que não é perfeito e deve ter alguma falha, mas eu não reparei em nenhuma.

Este realizador consegui juntar um elenco de luxo, Gwyneth Paltrow, Matt Damon, Laurence Fishburne, John Hawkes, Jude Law, Marion Cotillard, Kate Winslet, Jennifer Ehle, Demetri Martin, entre outros... Não consigo encontrar um actor principal neste filme, porque eles não existem. Como o filme mostra várias situações que não se ligam e não se cruzam, acabam por ser várias pequenas histórias que se centram em torno do Virus.

Eu gostei muito do filme e deixou-me a pensar. Se aquela situação realmente acontecer, será que temos capacidade para a resolver... Será que as populações não vão entrar em paranoia. Será que a cura vai demorar tanto tempo a descobrir? Outra análise que se pode fazer do filme é as escolhas que os dirigentes/políticos tomam perante estas situações.

Eu gostei muito do filme e recomendo a toda a gente... Não via um filmes deste género desde o filme de 1995, Outbreak - Fora de controlo. De 0 a 10 dou um 8.

In