Gorillaz - Plastic Beach (Special Edition)

Aguardava ansiosamente por este álbum. No ano passado, o Damon Albarn foi ao programa do Zane Lowe na BBC Radio 1, apresentar uma pequena demo com 20 minutos da nova sonoridade dos Gorillaz e referia que iam utilziar mais sons de orquestra para as músicas. Para além disso, quando ouvi o novo single, fiquei de boca aberta por ser um som diferentes e que não estava à espera.

Por esta razão, andei com o CD no carro cerca de um mês até conseguir escrever alguma coisa sobre ele. Quando o ouvi a primeira vez, fiquei maravilhado e assustado!

O álbum é completamente diferente de tudo o que tinha ouvido, pois conjuga sonoridades muito diferentes e originas, do que estava habituada a ouvir. Basta ouvir as primeiras músicas para ficarmos deslumbrados com todos os sons e pequenos detalhes que as músicas tem. Para além disso, eles conseguiram reunir convidados fantásticos.

A primeira música com o Snoop Dog é muito boa e tem um ritmo muito bom. No entanto, a minha música favorita é a "Empire of The Sun" com a participação de Yukimi Nagano (Little Dragon), pois é muito bonita e tem uma sonoridade fantástica que vai crescendo até entrar com um ritmo mais frenético.

O single "Stylo" é igualmente bom, tal como a música com os De La Soul (presença habitual nos álbuns de Gorillaz) "Superfast Jellyfish". A música "On Melancholy Hill" tem uma sonoridade muito boa e engraçada. Outra música fantástica é "Plastic Beach" e um refrão que fica no ouvido. As músicas são todas muito boas e tem detalhes de sintetizadores e órgão que ficam no ouvido.

A edição especial do álbum traz um DVD com imagens do "Making of" do Plastic Beach, e é muito interessante, ver os vários artistas e instrumentos a tocar a solo, e depois ouvir a música final. Igualmente bom, é ver como foi feita a capa do álbum e os vários vídeo que acompanham o site e o álbum.

É um grande álbum!

In