Estado de Guerra

Quando este filme estreou o ano passado, vi o trailer e fiquei muito entusiasmado com ele. No entanto, apenas estreou em duas salas, uma no Porto e outra em Lisboa, e não consegui ver. Como ganhou o Óscar para melhor filme, voltou a algumas salas, e felizmente consegui ver... Apesar de já ter saído em DVD.

Eu gostei muito deste filme, pois mostrou um lado da guerra do Iraque que eu conhecia, um pouco pelas notícias, mas que não conhecia verdadeiramente como funcionava. Estou a referir-me às bombas espelhadas por todo o Iraque. É lógico que eu sabia que existiam bombas, desconhecia era o funcionamento das equipas que são treinadas para as desactivar.

Esta mais valia, fez-me achar o filme extremamente interessante. Para além disto, o filme tem imensas cenas de suspense, ou não estivéssemos a falar de bombas prontas a explodir. O argumento é muito bom, no entanto, não gostei do cliché final quando ele volta para casa... Já tinha visto em vários filmes.

Confesso que fiquei um pouco perturbado, quando vi os homens bombas "à força" (vão perceber quando virem o filme) e as crianças que são mortas para servirem de cadáveres bomba... São cenas muito boas, e que tornam o filme intenso e real! A fotografia do filme é boa e os actores foram muito bem escolhidos...

Em resumo, é um bom filme! No entanto, como queria muito ver o filme e sabia que tinha ganho o Óscar, se calhar fui com as expectativas um pouco altas... Por esta razão dou um 8 em 10.

In