Como é que Portugal pode emprestar 774 milhões à Grécia?

Quando vi no jornal que Portugal poderia ter de emprestar 774 milhões de euros à Grécia, as primeiras perguntas que me passaram na cabeça foi: "Como é que isso é possível? Como é que Portugal tem dinheiro para isso?"

Ao dizer isto, não é que seja contra o empréstimo de dinheiro à Grécia... Nada disso! Mas fez-me um pouco de confusão toda esta conversa.

Sempre ouvi dizer que Portugal estava com um défice grande e que tínhamos de apertar o cinto. O IVA já subiu, o impostos aumentaram, a idade da reforma aumentou, várias regalias foram cortadas, com o intuito de endireitar as contas. Se as contas precisavam de ser endireitadas, é porque não tínhamos dinheiro. Como é que de um momento para o outro vamos emprestar esta pequena fortuna? de onde vem o dinheiro? O dinheiro vai nascer? Vamos imprimir mais moeda? E se nós precisarmos do dinheiro, a Grécia vai devolver?

Tudo isto me faz um pouco de confusão... E gostava de saber a resposta a estas perguntas. No entanto, o nosso ministro da finanças já disse que Portugal não vai emprestar dinheiro.

Esta resposta deixa-me aliviado... Não me parece que Portugal esteja com uma situação financeira, tão estável, que possa emprestar dinheiro.