Black Rebel Motorcycle Club @ Aula Magna

Este trio americano voltou a Portugal para apresentar o seu novo álbum, "Beat the Devil´s Tattoo". A primeira coisa que me pareceu errada foi o local do concerto. Não me pareceu nada inteligente colocar uma banda de rock num espaço com cadeiras.

A banda apresentou-se com uma grande produção visual, atendendo ao espaço que era e contrastando com o ar negro e frio, muito ao estilo britânico.

Umas das coisas que eles escolheram bem foi o alinhamento, conseguindo contrastar entre as músicas mais agitadas e as "baladas" que eles tem. No entanto, o concerto acabou por se tornar um pouco mais morto, pois eles tocaram músicas mais recentes e não as músicas mais antigas e mais cruas que eles tinham.

A primeira vez que ouvi falar de Black Rebel Motorcycle Club foi numa entrevista ao Noel Gallagher dos Oasis, em que ele diz que os BRMC eram a única banda actual, de Rock and Roll cru e sujo e como tal iam fazer as primeiras partes da tour Americana dos Oasis.

Esta afirmação verificou-se em parte no concerto... O som continua muito cru e sujo (um pouco ao estilo dos Sonic Youth) mas ao rock and roll ficou um bocadinho de lado. Como podem ver nos vídeos que se seguem, eles tocaram os clássicos que os tornaram famosos.

No entanto esses clássicos não foram suficientes para tornar o concerto brutal... Foi um concerto bom, mas podia ter sido bem melhor... Pelo menos deu para matar saudades de rock and roll mais sujo e cru que já não ouvia à muito tempo!

In