Um fim de semana na República Checa e na Eslováquia

Para este passeio precisam de um fim de semana de 4 dias para conseguirem visitar Bratislava, Brno, Cesky Krumlov e Praga. O ideal é voarem para Bratislava, alugarem um carro e depois segurem para Praga, ou então fazer o contrário.

Bratislava é capital da Eslováquia, e é uma cidade pequena, tranquila e muito cuidada. Ao percorrem as ruas das cidades vão encontrar muitos edifícios que lembram o regime russo, pela sua arquitectura. A primeira coisa a fazer é subir ao castelo (bastante diferente dos nossos), pois a vista é fantástica (conseguem ver a cidade toda e o rio Danúbio). De seguida percam-se nas ruas da zona antiga e vão ser surpreendidos pelo edifícios e pelos diversos jardins que encontram. Para além disso, encontram duas estátuas muito importantes e curiosas, o homem a sair do esgoto e o "Busto" (o amigo do Bruno Aleixo) amuado.

A cidade que se segue nesta viagem é Brno Esta cidade é a segunda maior cidade da Republica Checa e é muito parecida com a anterior. Um castelo muito bonito, uma igreja muito bonita com uma grande vista sobre a cidade, ruas com edifícios a lembrar os regime Russo. Um ponto muito importante a visitar nesta cidade é a quinta com as ervilhas do Senhor Mendel, a fabrica da cerveja local e o parque de exposições da cidade.

Em ambas as cidades percebi que a vida é barata e muito acessível para o nosso poder de compra (andei a beber mojitos fantásticos, que custavam entre 2 e 3,5 euros). A noite em Brno é muito divertida e animada. Comecem com um jantar na cervejaria "Pegas" e depois rumem para a discoteca "Metro", uma cave com música muito boa, mas que de um momento para o outro passa a má... A discoteca lembra um pouco o Musicbox em Lisboa. O ambiente é muito bom e no global a música é boa e "arruma" a um canto muitas discotecas portuguesas.

 

Depois de descobrirem Brno aventurem-se na visita aos castelo, Hrad Veverí e Hard Pernstejn (este é brutal e lembra o castelo do drácula) e paisagens verdes, que se encontram nos arredores desta cidade. No seguimento deste castelos visitem a aldeia (Cesky Krumlov) onde foram filmados os filmes "Hostel". Cesky Krumlov é uma aldeia muito bonita como podem ver nas fotos, e para quem viu o filme é um pouco assustador, mas vale a pena visitar.

 

Para finalizar a viagem recomendo visitar a capital da Republica Checa, Praga. Esta cidade é fantástica e recomendo uma visita ao Castelo para verem a vista e os edifícios pintados (criando a ilusão de que tem relevo), depois desçam para a zona histórica, Ponte Carlos, percam-se no bairro Judeu, na praça principal e procurem a torre da Pólvora para visitarem o bonito edifício que está ao lado (casa do povo).

Esta cidade é muito parecida com as anteriores mas tem um ponto fraco... Na praça principal não se preocupem em ver o relógio a funcionar, pois é uma tremenda desilusão.

Façam esta viagem no Outono ou na Primavera, para não apanharem muito frio ou muito calor.

In