Seu Jorge & Almaz

Desde cedo que ouvi falar deste álbum no programa do Gilles Peterson, e pelo que ouvia fiquei muito curioso. Assim que ele foi lançado comprei online e esperei ansiosamente pela sua chegada...

Quando a encomenda chegou a casa, rapidamente cortei o cartão e reparei que o vinil tinha um autocolante que dizia o seguinte: "Gilles Peteson said: One of the best albuns of 2010". Fiquei ainda mais curioso em ouvi-lo.

Este álbum é feito por um conjunto de versões de canções que marcaram o Seu Jorge ao longo dos tempos, como por exemplo: Kraftwerk, Roy Ayers ou Michael Jackson. O produtor deste álbum é o mesmo produtor dos álbuns de Beastie Boys.

Depois desta pequena introdução passamos ao álbum. Este é cheio de altos e baixos, com músicas mais calmas e tranquilas e músicas com muito ritmo. No entanto, não se esqueçam que todas as músicas tem sempre um toque brasileiro, ou um ritmo samba carioca ou a grande voz do Seu Jorge a lembrar a música brasileira.

Na Estação Espacial TV já passei várias músicas deste álbum, principalmente as que gosto mais, "Cirandar" e Rock With You". No entanto as outras são igualmente boas, cheias de pequenos detalhes... Apesar de gostar muito destas duas, o cover de Roy Ayers, "Everybody Loves the Sunshine", deixa-me a pele toda arrepiada... A voz do Seu Jorge encaixa maravilhosamente com os restantes acordes. É genial!

Apesar do som brasileiro, em algumas músicas ele tem entrar um pouco no mundo do rock, como se pode ver na música "Girl You Move Me" e "Juizo Final".

Em resumo quando ouvimos este álbum do início ao fim percebemos que estamos perante grandes músicos e que todos os acordes, ritmos e arranjos musicais não foram feitos ao acaso e foram pensados até ao mais pequeno detalhe.

É um grande álbum e recomendo a toda agente! Oiçam e julguem. (Download)

 

In