McMafia

Um livro escrito por Misha Glenny, sobre o crime organizado em tudo o mundo.

Durante as 400 páginas do livro, somos transportados por vários países e todo sub-mundo do crime, desde o tráfico de armas na Ucrânia, ao branqueamento de dinheiro no Dubai, ao tráfico de droga no Canadá, cibercrime no Brasil, extorsão no Japão, etc...

Para além de mostrar como se processa todo o crime organizado, o escritor explica porque razão se desenvolveu aquilo tipo de crime, como por exemplo:

- O tráfico de droga do Canadá para os EUA, desenvolveu-se porque os EUA fizeram um embargo à madeira Canadiana, o que originou que muitas fábricas fechassem e muitos trabalhadores qualificados fossem para o desemprego. Esses trabalhadores dedicaram-se a criar estufas para cultivo de cannabis altamente desenvolvidas e escondidas.

- A máfia Indiana cresceu, na altura que os sindicatos conseguiram criar uma greve de vários dias. Resultado, as empresas fecharam e surgiram muitos desempregados... Como os Indianos adoram o ouro, começaram trabalhar para a máfia Indiana, e começou a surgir ouro contrabandeado. Outra curiosidade, a cinema de Bollywood só existia porque as produtoras cinematográficas estão ligadas ao grandes barões da Máfia Indiana.

- A Yakuza no Japão cresceu e tornou-se respeitado pela população, numa altura em que os tribunais estavam cheios de processos e não conseguiam resolver os processos. A população recorria à Yakuza para servir de tribunais, pois toda a gente tinha respeito por eles, e cumpria o que ficasse acordado.

No livro, existem muito mais histórias de sobre o crime organizado, algumas completamente surreais...

Eu gostei muito do livro, e recomendo a toda a gente que se interesse por este assunto. Está muito bem escrito, não é nada chato e é muito interessante.

In