Twitter vs Blogger

Há uns tempos aderi ao Twitter, como devem ter reparado no canto do meu blog, e tinha intenção de escrever um pouco sobre essa experiência.

O twitter é muito interessante, pois permite, de um modo muito rápido, trocar alguns comentários com pessoas que, à partida, eram completamente inacessíveis. Para além disso, permite saber as notícias praticamente em primeira mão, e permite difundir informação de uma maneira muito rápida e abrangente. É um pouco complicado explicar o que é o twitter, só mesmo experimentado é que as pessoas percebem o seu valor e o seu interesse.

Num dos muitos blogs que sigo, encontrei um post com um título curioso, “Twitter e o declínio dos Blogs” – vale a pena ler (Bitaites). Segundo li, os blogs estão a desaparecer, pois estão a transferir-se para o Twitter. Isto acontece, pois é mais fácil fazer twittes do que post.

Depois de ler o post, pensei um pouco na minha situação. Eu mantenho o meu blog à três anos, e agora aderi ao twitter. No entanto, continuo a escrever no meu blog (com maior ou menor frequência), e aprovei o twitter para difundir e mostrar o que eu escrevo aqui.

Como é lógico, escrever um post dá mais trabalho do que escrever um twitter (muito mais trabalho mesmo), no entanto, quem mantêm um blog, faz isso por gosto, porque pretende partilhar certas informações ou experiências. 

Como temos tantos meios de espalhar a informação, cabe a cada um usar as que mais gosta, e tentar concilia-las e obter o melhor proveito delas. Eu não acredito que os blogues despareçam. Tal como o post do Bitaites refere, “É a dedicação do blogger que mantém a blogosfera viva, não é o seu grande número”.