Amália Hoje @ CAE - Figueira da Foz - 2009

Já aqui tinha falado sobre este projecto, que considerei muito interessante e curioso.

Eu não gosto de Fado, e como tal, não gosto de Amália Rodrigues. Também não sou grande fã dos The Gift, mas reconheço imenso valor e qualidade nos dois. No entanto, a junção de diversas pessoas de mundos musicais diferentes, para fazer um tributo a Amália Rodrigues deixo-me muito curioso, por isso decidi ir ver este concerto.

Outro motivo que me levou a ver este concerto, foi a curiosidade de ver um concerto com uma orquestra, neste caso a Orquestra de Praga. Já tinha visto na televisão e em DVD, mas queria ter a experiência de ver ao vivo.

Tal como esperava, a orquestra dá uma enchente à música que deixa toda a gente arrepiada... Quando eles começaram a tocar e juntaram-se à bateria, ao baixo, à guitarra e aos teclados, fiquei de boca aberta! É absolutamente genial e impressionante!

O concerto foi fantástico e ter o privilégio de ter o Fernando Ribeiro (vocalista dos Moonspell ), a Sónia Tavares (vocalista dos The Gift), o Paulo Praça (vocalista dos Plaza e dos Turbojunkie) a cantar em conjunto, por cima dos arranjos musicais do Nuno Gonçalves (The Gift), e juntando uma excelente orquestra, fazem deste concerto uma coisa única e de cortar a respiração.

Uma das coisas que gostei e que penso que funcionou muito bem, foram as conversas descontraídas entre eles e o público. Como era um concerto com uma orquestra, tudo se tornava mais distante do público e mais formal, apesar de o auditório não ser muito grande. As pequenas conversas que eles tinham entre as músicas, quebrava essa barreira e tornava o concerto mais íntimo.

Uma coisa que deviam corrigir era a decoração do palco, porque achei muito pobre. Sinceramente, acho que faziam melhor em não ter.

Como podem ver nos pequenos vídeos que se encontram a seguir, a fusão entre o grupo e a orquestra foi praticamente perfeita, o que deu origem a um grande concerto.


In