Piratas modernos


No dia 9 de Janeiro de 2009 o superpetroleiro “Sirius Star” (o gigante que podem ver na foto) foi libertado, depois de ter sido pago um resgate de 3 milhões de dólares. Este barco foi sequestrado em Novembro de 2008.

Depois de ler a notícia, questionei-me sobre umas coisas…

Primeiro – Como é que os assaltantes entram no barco? Aquilo é muito alto… E não acredito que o barco dos piratas seja tão grande como este gigante. Será que foram de helicóptero?

Segundo – Depois de controlarem o barco, levam-no para onde? Fica numa enseada atracado, escondido de tudo e todos? Ou será que fica a navegar sem rumo… o barco não é propriamente pequenino, e dá nas vistas se andar a navegar.

Terceiro – Se os 25 tripulantes se portarem mal tem de saltar da prancha para o mar?

Tenho a resposta para a segunda questão… O barco ficou ancorado num porto a 300 km acima de Mogadísco (capital da Somália). Só num pais destes, é que um superpetroleiro pode ancorar no porto, ficar lá dois meses parado e ninguém perguntar rigorosamente nada. É completamente surreal…

Parece que é um bom negócio, porque no ano de 2008 fizeram-se mais de 100 sequestros de barcos e rendeu aos piratas modernos cerca de 120 milhões de dólares.

Se calhar o crime compensa mesmo…