Preços dos Combustíveis


Todos já ouvimos nas notícias que os barris de petróleo descem... mas os combustíveis em Portugal não descem. Contrariando o que anteriormente tinha acontecido, ou seja, quando os barril subia, os combustíveis subiam também. Agora desce... mas eles mantêm-se.

Com todos estes acontecimentos, rapidamente chegamos à conclusão que a autoridade da concorrência, na temática dos combustíveis, não funciona... deixa-se manipular e fica sossegada sem fazer nada. Isto acontece, porque o Governo Português, neste assunto, está completamente a dormir... quem sabe a sonhar com um posto de trabalho num destes gigantes.

Entretanto a DECO decide fazer um boicote aos combustíveis durante um dia (aconteceu no sábado), ou seja, no sábado ninguém põem combustíveis. É uma manifestação engraçada... mas na minha opinião não funciona, porque toda a gente precisa de combustível para o seu meio de transporte, ou seja, as pessoas em vez de colocarem combustível no sábado, colocam na sexta-feira ou no domingo, o que acaba por não afectar nada as empresas que comercializam os combustíveis.

Apesar da ideia da DECO não ser muito boa, na minha opinião, é uma atitude de valor porque se manifestou e mostrou que não estava a dormir. Este boicote tem potencial, mas em vez de ser um dia, devia ser uma semana ou um mês... Tenho a certeza que durante este tempo as empresas que vendem os combustíveis iam notar a diferença.

No entanto, para este boicote acontecer, é necessário educar a população a economizar os combustíveis. Escrito parece muito fácil... Mas na realidade é muito difícil... Educar os portugueses a não andarem tanto de carro, a comprarem carros que consumam pouco, a partilharem viagens para assim economizar combustíveis, etc... É uma actividade impossível!