American Gangster


Sinopse:
Ninguém costumava reparar em Frank Lucas (Denzel Washington), o discreto motorista de um dos principais chefes do crime organizado em Harlem. Mas, quando o chefe subitamente morre, Frank aproveita a abertura para construir o seu próprio império e criar a sua própria versão do Sonho Americano. Através do engenho e de uma ética rigorosa de negócio, ele alcança a posição de líder do tráfico de droga na cidade, inundando as ruas com um produto mais puro, a melhor preço. Lucas derruba os maiores líderes do crime organizado e torna-se, não apenas um dos principais fornecedores da cidade, mas também parte do seu círculo de legítimas estrelas.

Richie Roberts (Russell Crowe) é um polícia marginalizado, suficientemente próximo das ruas para pressentir uma mudança no controlo da droga no submundo. Roberts acredita que alguém está a trepar alguns degraus acima das conhecidas famílias da Máfia e começa a suspeitar que um jogador do ‘black power’ vindo do nada domina agora a cena. Tanto Lucas como Roberts partilham um rigoroso código de ética que os afasta dos seus próprios pares, tornando-os figuras solitárias, em lados opostos da lei. Os destinos destes dois homens ficarão interligados à medida que se torna eminente um confronto entre ambos do qual apenas um poderá sair vencedor.

Site: http://www.americangangster.net/

Comentário:
Um filme comprido, fugindo ao normal, mas que não se torna monótono.

O argumento é fantástico, e conduz de uma maneira muito “activa” a vida de Frank Lucas (não esquecer que este filme retrata a vida real desta personagem). Apesar de ser um filme grande, ele não é nada chato e agarra-nos ao grande ecrã. No entanto, no início perde-se algum tempo com alguns detalhes não tão importantes.

Como um filme que retrata de drogas, pelo meio tem pequenas imagens chocantes da toxicodependência, como por exemplo: um bebe a chorar ao lado da mãe que morreu de overdose.

A banda sonora é genial, com sons afro/soul/R&B da época, e muito bem escolhidos. Pena não ter a música do Jay-Z – Roc Boys a passar no filme.

Os actores fazem um papel espectacular, para além do Denzel Washington e do Russel Crowe, os “polícias” escolhidos por Richie Roberts para a sua equipa são fantásticos (muito ao estilo de Snatch).

Para finalizar, é muito engraçada a comparação do Frank Lucas com o Richie Roberts, em relação ao seu comportamento com as pessoas, com a família e com o dinheiro.

Gostei do filme, de 0 a 10 dou um 10.

In