Uma noite pelo Underground urbano de Lisboa


No início da semana passada, enquanto navegava pela Internet, descobri que Roni Size vinha a Portugal. Para quem não conhece, Roni Size é dos nomes mais aclamados da “cena” Drum and Bass (D&B) nas terras de sua Majestade (UK).
Pesquisei mais um pouco e descobri mais informação sobre o evento. Este tinha lugar no Pavilhão C2 nas docas de Alcântara.
Como grande admirador de D&B e de toda um cultura urbana tive de ir a esta festa :D

Cheguei à porta do local e deparo-me literalmente com um armazém. Entrei no espaço e olhei à minha volta e apenas vi: um armazém completamente vazio, um pequeno palco com um sistema de som, 7 robots de luzes, 2 projectores enormes, e um pequeno bar. Um completo ambiente minimalista…

O ambiente à minha volta era bem underground. Para terem uma pequena noção, imaginem uma mistura de pessoal do skate/inline/bmx, passando por surfistas, algum pessoal mitra e acabando no pessoal das rastas (antes do D&B tínhamos reggae). Um misto de calças largas e tennis, com t-shirts e camisolas super originais. Mas sempre pessoal com boa onda e que apenas estava ali para se divertir. Um ambiente bem diferente do normal mas muito engraçado.

O som foi simplesmente genial e com toda a gente a dançar até à exaustão. O D&B tem uma batida mais rápida que as habituais músicas de dança e tem uma coisa muito interessante, tem imensos altos a baixo, ou seja, tem momentos calmos mas logo de seguida a música explode o que faz com que não se torne repetitivo e que cative sempre quem dança. Roni Size mostrou porque é um dos melhores DJ/produtores de D&B…

Foi uma noite diferente do habitual, muito boa e num ambiente muito diferente e muito específico da cultura urbana de Lisboa.