As Irmãs De Maria Madalena - The Magdalene Sisters


Sinopse:«The Magdalene Sisters» conta a história, a partir dos relatos de 4 mulheres, da brutalidade praticada em conventos Irlandeses por uma ordem religiosa. As casas das Madalenas da Irlanda eram governadas - até à sua abolição, em 1996 - por freiras das Misericórdia. Estes centros eram metade conventos, metade cárceres, onde as "reclusas" eram obrigadas a trabalhar sem serem pagas e onde tinham de viver todo o ano. As mulheres eram enviadas pelas famílias ou orfanatos para expiar - muitas vezes toda a vida - os seus pecados, o que levava àqueles centros mães solteiras e vítimas de violação.

Site Oficial: http://www.atalantafilmes.pt/2003/asirmasdemariamadalena/index.htm

Comentário:
Depois de ler a sinopse e reflectindo sobre a temática que aborda, podemos concluir que à partida é um filme pesado psicologicamente e que reflecte uma temática chocante.

O elenco foi muito bem escolhido e o argumento está muito bem gerido, pois começamos a ver o filme e tentamos imaginar à partida o que vai acontecer no final, sem ter bem a certeza do que se irá passar.

O realizador conseguiu mostrar neste filme de uma maneira muito crua e muito real, o quanto as pessoas são hipócritas (principalmente a igreja) e o quanto os padres e freiras antigamente eram influentes para a população.

É um filme que dá muito que pensar, e que nós faz interrogar – Como é que isto foi possível acontecer???

A melhor cena do filme é o final quando uma das personagens solta o cabelo em frente a duas freiras com uma cara de ódio. Simplesmente genial.

Recomendo o filme a toda a gente pelo tema que retracta e para que todos vejam que as mulheres já passaram por muito para terem aquilo que tem hoje.

De 0 a 10 dou 8,5

In