Pontes Pedonais em Leiria - MVRDV architekten


Hoje reparei que estavam a começar a colocar as novas pontes pedonais em Leiria dos MVRDV (site).

É um projecto muito arrojado e pelo que percebi pretende por Leiria nos roteiros de arquitectura, por esta razão foram contratar uns arquitectos holandeses muito conhecidos (MVRDV).

É de louvar esta atitude da CML, no entanto, pergunto-me se não terá sido em má altura. Como todos sabem a CML e o nosso pais não andam a nadar em dinheiro, muito pelo contrário andam falidos, e como é conhecimento público Portugal tem milhares de arquitectos. Será que em tempo de contenção, não existia alguém em Portugal que fizesse um projecto igualmente arrojado de borla? Evitando gastar um balúrdio no projecto. (Penso que estes arquitectos holandeses devem ter sido pago a peso de ouro).

Penso que a CML teria sido mais inteligente em lançar um concurso para arquitectos portugueses mostrarem o que sabem fazer. A CML não pagava o projecto, mas dava liberdade total aos arquitectos… Tenho a certeza que muitos arquitectos iriam participar, mesmo sendo de borla, pois estas pontes iriam tornar-se uma imagem de marca de Leiria, e ligado a elas iria ficar sempre o nome do arquitecto.

No entanto é de louvar a atitude da CML, que finalmente está a arranjar a zona junto ao rio e a querer mostrar Leiria. Temos também de dar valor a José Sócrates, pois foi ele que lançou o plano Polis.