O voto em branco


Hoje soube que os votos em branco e os votos nulos não são contados para votação.

Fico muito indignado… Será a mesma coisa uma pessoa votar em branco ou não ir votar?

Para mim uma pessoa que vota em branco, mostra que está descontente com os candidatos existentes. Uma pessoa que não vai votar, presumo que também não gosta dos candidatos, ou não pode mesmo ir, ou não quer saber. A diferença entre estes dois casos é que a primeira pessoa exerceu o seu dever e como tal devia ser contabilizada a sua acção.

Deviam definir que os votos em branco também contavam, tal como os votos nos diferentes candidatos. No entanto, na minha opinião não deviam considerar os votos nulos. A pessoa que fez um voto nulo também exerceu o seu dever e como tal devia ser contabilizado, mas penso que as pessoas deviam ter mais consciência da importância que é votar e não brincar com os boletins de voto. Actualmente as pessoas fazem votos nulos porque sabem que não valem nada, mas penso que tu mudava se começassem a considerar os votos em branco válidos… Penso que assim iria deixar existir tantos votos nulos, pois as pessoas sabiam que um voto em branco tinha a mesma força que um voto normal.

Por exemplo, se nas presidenciais tivessem considerado os votos e branco e os votos nulos (caso os votos brancos contassem, tenho a certeza que existiram poucos votos nulos, por isso vou considera-los todos) os resultados teriam sido estes:

- Cavaco – 49,66%
- Alegre – 20,34 %
- Soares – 14,08 %
- Jerónimo – 8,44 %
- Louça (aka Anacleto) – 5,21 %
- Garcia – 0,43 %
- Brancos – 1,85 %

Como podem ver a história das presidências teria sido diferente…